SIPCAM   SIPCAM
  HOME   |   QUEM SOMOS   |   PRODUTOS   |   CULTURAS   |   INFORMAÇÃO   |   NOTÍCIAS   |   LINKS
 
Bem-vindo à Sipcam Portugal  
SIPCAM Pesquisa de Produtos SIPCAM
SIPCAM Herbicidas - HERBITAL
Imprimir Imprimir
< voltar SIPCAM

AV n.º 0248
Formulação: solução concentrada com 400 g/l ou 34% (p/p) de MCPA (sob a forma de sal de potássio).
Modo de acção: herbicida hormonal e sistémico; após a sua aplicação é absorvido pelos tecidos foliares verdes e translocado a todos os pontos da planta.


CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO


Culturas

DOSE DE APLICAÇÃO

RecomendaÇÕes

Milho

2 l/ha

Aplicar na Primavera quando as plantas apresentem 10 a 30 cm de altura. Realizar uma aplicação por ano

Cereais de Inverno (Trigo, Cevada, Aveia, Centeio e triticale)

(2,5–4 l/ha)

Desde o fim do afilhamento até ao fim do encanamento

Trigo e aveia de Primaver

1,5-3,0 L/ha

Aplicar desde a fase de 5 folhas ao fim do encanamento

Arroz

2-3 l/ha

Aplicar em pós-emergência da cultura, desde o afilhamento ao encanamento e com as infestantes em crescimento activo (4-6 folhas). Retirar a água dos canteiros 24 horas antes do tratamento e enchê-los 24 horas depois.

Prados permanentes de gramíneas

2,5 – 4,5 L/ha

Aplicar no fim do Inverno, quando a vegetação ainda é reduzida ou no fim do Verão, cerca de 10 dias após um corte ou pascigo (antes da rebentação). Realizar duas aplicações por ano, com intervalo de 28 dias

Prados permanentes de trevos

0,75 – 1,25 L/ha

Aplicar no fim do Inverno, quando a vegetação é ainda reduzida ou no fim do Verão, cerca de 10 dias após um corte ou um pascigo (antes da rebentação). Não se recomenda para luzerna e sanfeno Realizar duas aplicações por ano, com intervalo de 28 dias

Prados temporários de gramíneas

1,5 – 3,5 L/ha

Aplicar desde o fim do afilhamento ao fim do encanamento. Realizar duas aplicações por ano, com intervalo de 28 dias. Em prados que vão sofrer cortes para silagem, é recomendado fazer-se um intervalo de 14 dias entre a última aplicação e a colheita

Prados temporários de trevos

0,75 – 1,25 L/ha

Aplicar a partir do estado de 3 folhas trifoliadas do trevo. Não se recomenda para luzerna e sanfeno. Realizar duas aplicações por ano, com intervalo de 28 dias. Em prados que vão sofrer cortes para silagem, é recomendado fazer-se um intervalo de 14 dias entre a última aplicação e a colheita.

Relvados

1,1- 1,7 L/ha

Aplicar quando as infestantes se encontram em desenvolvimento (2-4 folhas). Em relvados de Agrostis spp. e Festuca spp. Não tratar antes de o relvado ter 6 meses. Realizar duas aplicações por ano, com intervalo de 28 dias



Aplicar as doses mais elevadas nos casos em que se verifiquem temperaturas mais baixas ou infestantes menos susceptíveis.

Volume de calda: 200 a 400 litros/hectare.


INFESTANTES SUSCEPTÍVEIS:


Dicotiledóneas em geral, nomeadamente: saramago (Raphanus raphanistrum), papoila-das-searas (Papaver rhoeas), ervilhaca vulgar (Vicia sativa), cardo-das-vinhas (Cirsium arvensis), corriola (Convolvulus arvensis), carapau (Ammania coccinea) e ainda as monocotiledóneas espeto (Schoenoplectus mucronatus), negrinha (Cyperus difformis) e orelha-de-mula (Alisma plantago-aquatica).


INFESTANTES RESISTENTES:
Gramíneas em geral e as dicotiledóneas margaça (Chamaemelum mixtum), pampilho-de-micão (Coleostephus myconis), pampilho-das-searas (Chrysanthemum segetum), margaça-de-inverno (Chamaemelum fuscatum) e margação (Anthemis arvensis).


PRECAUÇÕES BIOLÓGICAS:
. Não utilizar atomizadores na aplicação deste produto.
. Calcular previamente o débito do pulverizador.
. Tratar com tempo calmo e temperaturas entre 5ºC e 30ºC. Não tratar com tempo chuvoso. É necessário um intervalo de 5 horas sem chuva.
. Não atingir culturas vizinhas. São susceptíveis as seguintes culturas: batateira, faveira, gramicha, videira, pomares, tomateiro, meloeiro, algodoeiro, flores, leguminosas.
. Depois da aplicação lavar o material de aplicação com detergente e passar várias vezes com água.


PRODUÇÃO INTEGRADA:
Permitido.


CAPACIDADE DAS EMBALAGENS:
500 ml, 1 l, 25 l.


OUTRAS INFORMAÇÕES:
Ficha Técnica (download ficheiro PDF)
Ficha de Segurança (download ficheiro PDF)
 
topo    
Avisos Legais Copyright © 2013 SIPCAM Portugal | Desenvolvido por Helcadesign