SIPCAM   SIPCAM
  HOME   |   QUEM SOMOS   |   PRODUTOS   |   CULTURAS   |   INFORMAÇÃO   |   NOTÍCIAS   |   LINKS
 
Bem-vindo à Sipcam Portugal  
SIPCAM Pesquisa de Produtos SIPCAM
SIPCAM Intervalos de Segurança e Limites Máximos de Resíduos outra inf.:   SIPCAM

Em virtude da persistência de algumas substâncias activas sobre e/ou no interior das plantas tratadas, é indispensável respeitar um intervalo adequado entre a última aplicação e a colheita dos órgãos das plantas tratadas (Intervalo de Segurança) de forma a garantir que os eventuais resíduos se encontrem abaixo dos limites máximos estabelecidos.

Limite Máximo de Resíduos (LMR) é a quantidade máxima de resíduos de um produto fitofarmacêutico, permitida por lei, que pode existir num determinado produto agrícola. O seu estabelecimento visa salvaguardar a saúde do consumidor de produtos agrícolas e corresponde a valores considerados como toxicologicamente aceitáveis, variando de acordo com a substância activa e o produto agrícola considerado. O cumprimento das condições de utilização constantes nos rótulos dos produtos fitofarmacêuticos garante a conformidade com os LMR legislados.

Os Intervalos de Segurança são expressos em dias, vêm indicados nos rótulos das embalagens dos produtos. Quando esta indicação está omissa, significa que não foi necessário fixar Intervalo de Segurança.

Desde 1 de Setembro de 2008 que os LMR em vigor serão os que constam dos Anexos II, III e IV do Regulamento (CE) nº 396/2005 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Fevereiro de 2005, salvaguardando no entanto os LMR que se aplicam durante o período transitório (Artigo 49º).

Pode consultar estes LMRs numa Base de Dados disponível na página da Comissão Europeia em:
http://ec.europa.eu/sanco_pesticides/public/index.cfm

 
topo    
Avisos Legais Copyright © 2013 SIPCAM Portugal | Desenvolvido por Helcadesign